top of page

Divergências sobre finanças podem levar ao divórcio

  • Foto do escritor: Christiane Romano
    Christiane Romano
  • 12 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Finanças são um tópico que gera muito estresse na relação e não raro levam casais ao divórcio. Definir juntos qual modelo seguir, quem vai ser responsável pelo o quê e até as prioridades do casal é importante para evitar sérios desentendimentos nessa área.


Assim como outros aspectos da vida, a forma como lidamos com o dinheiro também foi aprendida em nossa família de origem. O autor Gustavo Cerbasi, conhecido por escrever livros que abordam educação financeira e investimentos pessoais, descreve vários perfis financeiros típicos que as pessoas podem ter em suas vidas financeiras. Alguns desses perfis incluem:


1. Poupador:


Características - tem o hábito de economizar dinheiro regularmente. É disciplinado em guardar parte de sua renda e geralmente têm uma reserva de emergência.


Objetivos Financeiros - Acumular economias, criar um fundo de emergência e, geralmente, é mais preparado financeiramente para situações imprevistas.


2. Gastador:


Características - tende a gastar dinheiro rapidamente, muitas vezes em itens não essenciais. Pode não ter um orçamento bem definido e ser impulsivo em suas compras.


Objetivos Financeiros: Desfrutar de compras e experiências imediatas, mas pode ter dificuldades em economizar ou investir a longo prazo.


3. Investidor:


Características - Está focado em fazer o dinheiro crescer ao longo do tempo. Ele aloca parte de sua renda em investimentos, como ações, fundos mútuos, imóveis, etc.


Objetivos Financeiro - Construir riqueza e criar uma carteira de investimentos diversificada para alcançar objetivos financeiros de longo prazo.


4. Desligado:


Características - Pode não estar muito envolvido na gestão de suas finanças, além de não acompanhar regularmente seus gastos, investimentos ou orçamento.


Objetivos Financeiros - Pode não ter objetivos financeiros claros ou pode não se preocupar muito com questões financeiras.


5. Devedor:


Características - Frequentemente tem dívidas significativas, como empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito. Podem estar lutando para pagar dívidas acumuladas.


Objetivos Financeiros - Priorizar o pagamento de dívidas pendentes e recuperar a estabilidade financeira.


Independente do modelo que você herdou, o casamento pede alinhamento e é uma oportunidade para aprendizado. Se entre os dois há quem lide de forma mais assertiva com o dinheiro, que seja este a direcionar as finanças do casal, se não, que procurem ajuda. Melhor reconhecerem a deficiência nesta área do que viverem as tensões de estarem sempre endividados ou não conseguirem atingir suas metas ou sonhos e, de quebra, acumularem dias de muitas discussões infrutíferas, recheadas de acusações e ofensas.


Além dos ajustes na forma que cada cônjuge lida com o dinheiro, o casal precisa mudar a mentalidade do “meu” e “seu” para o “tudo é nosso”. Em minha prática clínica, toda relação que decidiu manter a individualidade financeira, teve problemas. Pode até haver aqueles que se deram bem assim, mas eu desconheço. Dentre os casais que chegam para terapia por divergências na área financeira, nenhum que tenha decidido não mudar o padrão para o “tudo é nosso” se manteve junto.


Portanto, conheçam os perfis financeiros de vocês, alinhem as expectativas e o padrão que querem adotar e, se preciso, procurem ajuda.


ree

 
 
 

Comentários


©2023 por Humanitas Integra

bottom of page