top of page

Como melhorar a comunicação no casamento?

  • Foto do escritor: Christiane Romano
    Christiane Romano
  • 12 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de set. de 2023

Saber ouvir necessidades e não apenas palavras é a chave para a comunicação assertiva entre casais.


Muitos problemas entre casais poderiam ser evitados se os parceiros aprendessem a ouvir o que está nas entrelinhas, o que não está sendo dito, mas está tentando ser comunicado. No entanto, no calor das discussões, o que costuma imperar é uma disputa pelo título de “quem tem a razão”, sem muita consideração pelo sentimento do outro. Essa atitude, na maioria das vezes, se dá de forma automática, vinculada a padrões relacionais aprendidos em nossas famílias e, quase sempre, não reproduz verdadeiramente as opiniões e sentimentos que queríamos demonstrar. Porém, mesmo não sendo intencional, palavras duras e/ou ditas de forma bruta, machucam, desgastam a relação e, em muitas situações, comunicam a mensagem contrária à pretendida inicialmente.


Pensando em tais problemas de comunicação, o psicólogo clínico americano, Marshall Rosenberg (1934 - 2015), desenvolveu a abordagem denominada Comunicação Não Violenta (CNV), que visa promover a compreensão e a empatia entre as pessoas, mesmo em situações de conflito. Sua metodologia enfatiza a importância de expressar sentimentos e necessidades de forma clara e honesta, enquanto ouve ativamente os outros e busca entender suas perspectivas. Assim, o princípio básico da Comunicação Não Violenta pressupõe que devemos identificar as necessidades dos nossos interlocutores a fim de respondermos de forma empática e pacífica a eles. É claro que essa identificação não é simples, ainda mais quando a fala vem cheia de insultos e agressividade, mas com um pouco de treino e, principalmente, autocontrole, ela é possível. Também não é fácil comunicar-se de forma assertiva.


Aplicar a Comunicação Não Violenta (CNV) com casais pode ser uma abordagem eficaz para melhorar a comunicação, resolver conflitos e fortalecer o relacionamento. Aqui estão algumas etapas para aplicar a CNV em relacionamentos amorosos:


1. *Observe sem julgamento*: Inicie observando as situações ou comportamentos que estão causando tensão ou conflito no relacionamento. Evite julgamentos ou críticas nesse estágio. Por exemplo, em vez de dizer "Você sempre chega tarde!", você pode dizer "Notei que você chegou tarde novamente hoje."


2. *Identifique seus sentimentos*: Compartilhe seus sentimentos em relação à situação observada. Use palavras para descrever seus sentimentos de forma honesta e direta. Por exemplo, "Quando você chegou tarde, eu me senti frustrado e preocupado."


3. *Identifique suas necessidades*: Exponha as necessidades que estão relacionadas aos seus sentimentos. Pergunte a si mesmo o que você precisa para se sentir melhor em relação à situação. Por exemplo, "Eu preciso de mais previsibilidade e pontualidade em nossos compromissos."


4. *Faça pedidos claros e positivos*: Em vez de fazer críticas ou exigências, faça pedidos claros e específicos ao seu parceiro. Por exemplo, "Você estaria disposto a me avisar com antecedência se você vai se atrasar?"


5. *Escute com empatia*: Quando seu parceiro estiver falando, ouça ativamente sem interromper. Tente entender seus sentimentos e necessidades, mesmo que não concorde com eles.


6. *Evite acusações e críticas*: Evite culpar ou criticar seu parceiro. Em vez disso, concentre-se em expressar seus sentimentos e necessidades pessoais.


7. *Evite generalizações*: Evite generalizações como "sempre" ou "nunca". Elas tendem a gerar defensividade. Seja específico sobre a situação em questão.


8. *Compromisso e soluções*: Juntos, trabalhem para encontrar soluções que atendam às necessidades de ambos. Esteja disposto a fazer concessões e compromissos para chegar a um acordo que funcione para o relacionamento.


9. *Pratique a empatia*: Mostre empatia genuína em relação aos sentimentos e necessidades do seu parceiro. Isso ajuda a construir um ambiente de compreensão e apoio.


10. *Aprenda a se autorregular*: Seja consciente de suas próprias reações emocionais e esteja disposto a acalmar-se antes de responder a situações desafiadoras.


A aplicação consistente da CNV requer prática, paciência e comprometimento de ambas as partes no relacionamento. Ela pode ajudar a melhorar a comunicação, aprofundar a compreensão mútua e fortalecer a conexão emocional entre casais. Considerar a possibilidade de participar de workshops ou terapia de casal com foco em CNV também pode ser útil para aprimorar essas habilidades.


ree


 
 
 

Comentários


©2023 por Humanitas Integra

bottom of page